Associação Internacional de Exorcistas condena “O Exorcista do papa”

Artigo
17 abr 2023
Imagem
exorcista no vaticano

 

A Associação Internacional de Exorcistas foi fundada em 1994 pelo padre Gabriele Amorth e o padre René Chenesseau, e foi reconhecida pela Igreja como uma “Associação Privada de Fiéis”. O site do grupo abre com a versão em latim da oração "À Vossa Proteção", considerada uma das mais antigas preces de invocação a Maria conhecidas:

 

À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

 

Há partes do site exclusivas para os membros, mas o mero curioso pode encontrar publicações em italiano à venda, como livro “O cristianismo contemporâneo em confronto com o esoterismo, o ocultismo e o satanismo”, e uma seção de notícias que inclui desde discussões eruditas sobre a história das religiões afro-americanas, a um resumo do que a doutrina católica diz sobre a figura do diabo, passando por um artigo preocupante a respeito da infiltração satânica na cultura popular, onde se lê que “são frequentes e repetidos, mesmo em eventos de grande visibilidade na mídia como o Festival de Sanremo ou a entrega dos Globos de Ouro, as referências ao satanismo”.

 

Denúncia

Entre as notícias mais recentes do site encontramos um comunicado à imprensa onde se lê que a Associação Internacional de Exorcistas denuncia publicamente o novo filme estrelado por Russell Crowe, “O Exorcista do papa”, por ser “ofensivo”. O ator Russell Crowe interpreta o sacerdote Gabriele Amorth (1925-2016), que foi exorcista da Diocese de Roma durante 30 anos. Sob o subtítulo “Como espectador, que posso dizer?”, o(a) autor(a) da nota escreve:

“O exorcismo torna-se um espetáculo destinado a despertar emoções fortes e prejudiciais, graças a uma cenografia sombria, com efeitos sonoros que só despertam ansiedade, inquietação e medo no espectador. Promove-se a crença de que o exorcismo é um fenômeno anormal, monstruoso e assustador, cujo único protagonista é o diabo, cujas reações violentas só podem ser enfrentadas com grande dificuldade; o que é exatamente o oposto do que ocorre no contexto do exorcismo celebrado na Igreja Católica em obediência a suas diretrizes”.

 

O comentário está baseado apenas no trailer, não no filme completo. Mas o fato de que exista, em pleno século 21, uma Associação Internacional de Exorcistas não deveria causar espanto, já que o Papa Francisco promoveu, em 2018, um seminário para exorcistas, e disse aos sacerdotes que “não deveriam hesitar” em remeter os casos aos exorcistas quando notem “distúrbios espirituais genuínos”.

Finalmente, para estar em dia com a tecnologia, o cardeal albanês Ernest Simoni explicou, em entrevista concedida também em 2018, que quando não se pode acudir em pessoa para realizar um exorcismo, chamam-no por celular para que leia as orações correspondentes em latim para ajudar a expulsar os demônios.

 

Alejandro Borgo es periodista y escritor. Dirige la revista Pensar, es representante del Center For Inquiry en Argentina y miembro del Committee For Skeptical Inquiry (CSI).

Carlos Orsi é jornalista, editor-chefe da Revista Questão de Ciência, autor de "O Livro dos Milagres" (Editora da Unesp), "O Livro da Astrologia" (KDP), "Negacionismo" (Editora de Cultura) e coautor de "Pura Picaretagem" (Leya), "Ciência no Cotidiano" (Editora Contexto), obra ganhadora do Prêmio Jabuti, e "Contra a Realidade" (Papirus 7 Mares)

 

Nota adaptada a partir de texto publicado originalmente na revista Pensar.

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899