O segredo dos telefones e gravadores mal-assombrados

Apocalipse Now
28 out 2023
Autor
Imagem
aparelho de TV

 

A primeira notícia dando conta da assombração de um equipamento eletrônico foi publicada por The New York Times em 11 de dezembro de 1953. “Televisor Mal-Assombrado sofre Punição”, dizia o título. A nota, em tom irônico, descrevia como a tela do aparelho de TV de uma certa família Travers tinha sido “possuída” pela imagem de uma mulher, que se sobrepunha a qualquer programa que estivesse sendo assistido, em qualquer canal, e perdurava mesmo com o aparelho desligado e fora da tomada.

As crianças da casa estavam assustadas, e por isso a TV tinha sido “punida”, deixada num canto e com a tela virada para a parede. A despeito do medo dos pequenos e da “assombração” no título do NY Times – o equivalente para a época dos “clickbaits” modernos –, a mulher espectral não era um fantasma, mas a cantora e atriz Frances (“Francey”) Lane, então vivíssima, com cerca de 29 anos, que havia aparecido num programa na noite anterior e cuja imagem ficara gravada na tela, por causa de um defeito do televisor.

Segundo a newsletter Television Digest, o caso teve resolução espontânea, com o “fantasma” sumindo por conta própria, depois de dois dias. Nas palavras da publicação, “nem mesmo queimaduras de íons gostam de ser exploradas”, já que o sumiço veio no momento em que a assessoria de Lane preparava-se para transformar a tela defeituosa dos Travers no pivô de uma campanha publicitária.

 

Vozes do Além

Vinte anos mais tarde, o senso de ironia, assim como o simples bom-senso, tinha ido para o espaço. O fim da década de 1970 assistiu à publicação do clássico imorredouro “Phone Calls from the Dead” (“Telefonemas dos Mortos”), em que os parapsicólogos D. Scott Rogo e Raymond Bayless “investigam” casos de pessoas que supostamente receberam ligações telefônicas vindas do “Outro Lado”.

Escrevo “investigam” assim, entre aspas, porque o que os autores realmente fazem é colecionar relatos anedóticos e depoimentos de testemunhas, sem aplicar nenhum esforço verdadeiro de elucidação – em essência, reúnem “causos” que depois usam para voos de fantasia e para construir especulações mirabolantes que deixariam até o mais mercenário dos roteiristas de seriado vermelho de vergonha.

Os casos relatados são da época da telefonia analógica, com seu cardápio infindável de cliques, zumbidos, chiados, conexões falhas e linhas cruzadas, e quando passar trotes telefônicos era um esporte popular entre crianças e adolescentes. Mesmo assim, as hipóteses consideradas “mais plausíveis” pela dupla de autores não são as de erro, alucinação, confusão, brincadeiras de mau gosto ou fraude, mas (pela ordem), (1) comunicação direta dos mortos, (2) comunicação com alienígenas ou “seres extradimensionais” (anjos, demônios, fadas, deuses) e (3) vozes e mensagens produzidas pelo uso inconsciente de poderes paranormais.

Há algo de cativante nessa disposição ingênua de aceitar acriticamente, como factuais, quaisquer relatos feitos por testemunhas “sérias, honestas, competentes e de boa reputação”. Esses qualificativos – competência, reputação, honestidade etc. – repetem-se não apenas no livro de Rogo e Bayless, mas também nas obras de John G. Fuller (citadas no artigo da semana passada) e em muitas outras sobre temas como óvnis, fantasmas, monstros. O que se esquece é que, mesmo se todas as fontes citadas nesses trabalhos realmente merecerem tantos elogios, o fato de um relato vir de uma pessoa competente e honesta significa apenas que ela está descrevendo o que acredita ter visto (ou ouvido, ou vivenciado) da melhor forma possível, dentro de seu quadro de referência particular.

Competência em engenharia, por exemplo, não capacita automaticamente alguém a identificar, quanto mais a interpretar, fenômenos de natureza psicológica. Se a crença honesta, tal como comunicada, corresponde aos fatos é uma questão à parte, independente das credenciais da testemunha. Requer investigação própria.

 

Transcomunicação

Nos anos entre o desaparecimento do espectro de Francey Lane e a publicação de “Phone Calls from the Dead”, o mundo assistiu à emergência do Fenômeno de Voz Eletrônica (EVP, na sigla em inglês). Os primeiros EVPs foram registrados pelo artista plástico e cantor lírico sueco Friedrich Jürgenson em 1959, mas a febre se espalhou mesmo graças aos livros sobre o assunto publicados pelo psicólogo letão (radicado na Alemanha) Konstantin Raudive, a partir do início da década de 1970.

E o que são esses fenômenos? De modo bem geral, sons e vozes que aparecem em gravações – sejam de fita magnética ou digitais – e que “não deveriam estar lá”. Quando há vídeo associado, ou quando as vozes e sons fantasmagóricos são captados em tempo real por um receptor de rádio ou por um dos diversos equipamentos eletrônicos ou aplicativos de celular “caça-fantasmas” que vasculham o espectro eletromagnético, o EVP passa a ser TI, ou “Transcomunicação Instrumental”.

EVPs e TIs podem surgir espontaneamente, quando se deixa um gravador ou uma câmera rodando num ambiente vazio e em aparente silêncio ou, o que é muito mais comum, tomar forma a partir de algum ruído de fundo, muitas vezes fornecido deliberadamente. Caçadores de EVPs e TIs costumam usar diversos tipos de ruído e estática como matéria-prima. Há TIs de vídeo em que diante da câmera se colocam flashes luminosos, superfícies translúcidas em movimento, plástico bolha sob luz colorida sobreposto a fotografias antigas – existe uma infinidade de arranjos possíveis.

A hipótese é de que os espíritos dos mortos (ou, para seguir a lista de “probabilidades” de Rogo e Bayless, os duendes extradimensionais, os ETs, os poderes telecinéticos da mente inconsciente) usam o ruído como matéria-prima para moldar suas mensagens.

 

Ilusão

E de fato há algo utilizando o ruído sonoro e imagético dos geradores de EVP e TI como matéria-prima, mas é muito mais provável que seja a imaginação, a sugestionabilidade e o desejo de acreditar da audiência do que qualquer entidade hipotética. A tendência do cérebro humano de impor significado a sinais sensoriais vagos ou aleatórios é muito bem documentada: vemos rostos em manchas de umidade nas paredes, formas nas nuvens e agregamos sons em blocos que parecem “fazer sentido”. Em seu livro “Spook”, a jornalista Mary Roach descreve um experimento em que se pediu a um grupo de voluntários que tentasse transcrever uma palestra que havia sido gravada num equipamento de péssima qualidade (na verdade só havia ruído na gravação, que não continha nenhuma voz, nenhuma palavra). Muitos dos voluntários conseguiram “identificar” – e transcrever! – parágrafos inteiros. 

Em trecho de uma obra essencial sobre a psicologia por trás do fenômeno EVP, “Rorschach Audio”, o autor Joe Banks descreve a experiência de ser voluntário num ensaio em que o participante é exposto à gravação de vozes humanas distorcidas a um ponto em que a fala não tem mais significado discernível. O relato:

“Foi preciso ouvir à gravação (...) inúmeras vezes antes de as palavras começarem a emergir com clareza cristalina, mas quando vozes subjetivas que soavam ‘reais’ passaram a se formar, as ilusões eram claríssimas e a experiência, assustadora”.

Banks cita ainda um manual, produzido pelo governo britânico durante a 2ª Guerra, alertando os operadores encarregados de monitorar o tráfego radiofônico em busca de mensagens secretas, recados de espiões, pistas sobre os movimentos do inimigo etc., para não se deixarem levar pela imaginação. “O mecanismo da projeção desempenha um grande papel na audição”, adverte o texto. “Como encontramos formas familiares nas nuvens ou melodias no barulho do trem (...) de modo similar podemos encontrar discurso numa miscelânea de ruídos”.

O poder da sugestão também não deve ser menosprezado: uma vez que alguém aponte o que uma série de sons “realmente quer dizer” ou o que “realmente está lá”, outras pessoas deixam-se levar com facilidade. A canção “Whisky à go-go”, gravada pelo grupo Roupa Nova em 1984, tem no refrão os versos “Eu perguntava: Do you wanna dance?” No início da adolescência, e com um ouvido péssimo para o inglês, eu e alguns amigos tínhamos certeza de que o que se cantava era – “Eu perguntava: E o holandês?” O que abria uma série de questões sobre o sentido geral da letra. De onde raios veio esse holandês?

Além de conter uma visão ingênua e, ao ignorar os papéis da projeção, da sugestão e das expectativas, anacrônica e mecanicista do funcionamento dos sentidos, a tese de que espíritos (ou alienígenas, ou etc.) usam ruídos e estática como meio de comunicação é mais um caso, frequente em empreitadas pseudocientíficas, de teorização egoísta, ou autoindulgente: uma teoria exótica e sem justificativa plausível – espíritos usam ruídos para se comunicar – surge do nada, apenas para permitir que um certo fenômeno (ruídos que à imaginação parecem vozes, ou vozes aleatórias tiradas de contexto) possa ser apropriado e usado como evidência a favor de uma crença pré-existente.

Carlos Orsi é jornalista, editor-chefe da Revista Questão de Ciência, autor de "O Livro dos Milagres" (Editora da Unesp), "O Livro da Astrologia" (KDP), "Negacionismo" (Editora de Cultura) e coautor de "Pura Picaretagem" (Leya), "Ciência no Cotidiano" (Editora Contexto), obra ganhadora do Prêmio Jabuti, "Contra a Realidade" (Papirus 7 Mares) e "Que Bobagem!" (Editora Contexto)

Sua Questão

Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Digite o texto conforme a imagem

Atendimento à imprensa

11 95142-8998 

11 95142-7899