Retratado estudo sobre “pirâmide” de 27 mil anos

Questão de Fato
20 mar 2024
Autor
Imagem
Pirâmides imaginárias

 

Estudo publicado ano passado no periódico Archaeological Prospection, do Grupo Wiley, afirmando que o Monte Pandang, uma colina vulcânica localizada na ilha de Java, Indonésia, é na verdade uma pirâmide de 27 mil anos foi retratado no início desta semana. “Retratação” é o processo pelo qual uma publicação científica reconhece ter acolhido resultados inválidos – um trabalho retratado é formalmente excluído do registro científico.

Segundo nota da Wiley, a retratação ocorre porque foi determinado que as amostras usadas para estabelecer a datação do sítio “não estavam associadas a quaisquer artefatos ou características que pudessem ser interpretados de forma confiável como antropogênicos ou ‘feitos pelo homem’”. Em outras palavras, os autores do artigo aplicaram a técnica de datação por carbono 14 a amostras naturais de solo obtidas em suas escavações, não a vestígios de ocupação humana.

A descoberta de uma pirâmide 27 mil anos na Indonésia, se verdadeira, teria representado uma reviravolta no entendimento da história das civilizações: as pirâmides do Egito, por exemplo, têm menos de 5 mil anos, e o complexo de Gobekli Tepe, na Turquia, que contém os mais antigos pilares de pedra conhecidos, cerca de 9 mil.

O artigo retratado, “Geo-archaeological prospecting of Gunung Padang buried prehistoric pyramid in West Java, Indonesia”, havia sido duramente criticado quando da publicação original. Seu autor principal, Danny Hilman Natawidjaja, é acusado, há pelo menos uma década, por arqueólogos indonésios e de outras partes do mundo, de promover “fantasias pseudoarqueológicas” sobre o sítio arqueológico de Gunung Pandang, localizado no topo da suposta “pirâmide”.  

Gunung Pandang é um conjunto de cinco terraços, ou plataformas, construídos com rochas e terra batida na encosta e no topo do Monte Pandang, provavelmente como base para celebrações religiosas, há cerca de 2 mil anos. Trata-se de um sítio já bem conhecido e estudado por arqueólogos indonésios. Na versão promovida por Hilman Natawidjaja, os terraços seriam apenas o topo de uma pirâmide pré-histórica soterrada.

No X-Twitter, o arqueólogo americano Flint Dibble, que já havia entrevistado especialistas indonésios sobre o sítio para seu canal no YouTube, acusou a exposição de motivos da retratação feita pela Wiley de ser “insuficiente” frente o caráter pseudocientífico do artigo ao se ater ao detalhe técnico da datação do solo. “Todos os arqueólogos que conheço que leram o artigo de Natawidjaja de 2023 sobre Gunung Padang puderam imediatamente identificar o fato de que não havia nenhuma evidência de que o local fosse uma pirâmide, nem qualquer evidência de que houvesse ocupação humana do local nas camadas mais antigas, da Era Glacial”, disse Dibble à revista Times Higher Education.

A pirâmide imaginária de Gunung Padang foi parte da série “documental” Revelações Pré-Históricas, apresentada na Netflix pelo jornalista escocês Graham Hancock em 2022. De fato, o artigo retratado traz um agradecimento a Hancock. Escrevem os autores: “Agradecemos ao Sr. Graham Hancock pela gentil revisão do manuscrito e à sua equipe por lançar luz sobre Gunung Padang em Revelações Pré-Históricas da Netflix”.

 

Carlos Orsi é jornalista, editor-chefe da Revista Questão de Ciência, autor de "O Livro dos Milagres" (Editora da Unesp), "O Livro da Astrologia" (KDP), "Negacionismo" (Editora de Cultura) e coautor de "Pura Picaretagem" (Leya), "Ciência no Cotidiano" (Editora Contexto), obra ganhadora do Prêmio Jabuti, "Contra a Realidade" (Papirus 7 Mares) e "Que Bobagem!" (Editora Contexto)

     

      Sua Questão

      Envie suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios e também perguntas para o "Questionador Questionado" no formulário abaixo:

      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
      Digite o texto conforme a imagem

      Atendimento à imprensa

      11 95142-8998 

      11 95142-7899